Como garantir que seu e-mail não caia na aba Promoções do Gmail

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19 de dezembro de 2020

Como garantir que seu e-mail não caia na aba Promoções do Gmail

É muito difícil tentar adivinhar como o Google escolhe quais e-mails enviar à aba Promoções e quais devem ser encaminhados à aba Principal. Somente o Google conhece seu próprio algoritmo, e ele faz uso de diversas centenas de fatores para tomar essa decisão. Não tente enganar o sistema, pois você poderá ser pego, e isso impactará ainda mais suas taxas de entrega de e-mails.

Muitas pessoas acreditam que, se usar um serviço de e-mail marketing, você automaticamente evitará a aba Promoções. Embora você deva usar um provedor de serviços de e-mail (ESP) para suas necessidades de e-mail marketing, ele não faz milagres. Nada é garantido, mas confira 11 passos que você pode seguir para aumentar a probabilidade do seu e-mail chegar à aba Principal.

  1. Imagine que você está enviando um e-mail para um amigo.O principal motivo pelo qual os e-mails são enviados à aba Promoções é porque se parecem com uma promoção. Eles incluem linguagem promocional, como “compre agora” ou “não perca”, formas de se expressar que não são normalmente usadas entre amigos. Evite linguagem promocional e escreva seus e-mails como se os estivesse enviando a algum conhecido. Uma dica inteligente de marketing que vai além de evitar a aba Promoções é criar um cliente imaginário. Seu cliente imaginário deve possuir um nome, uma personalidade e um padrão de comportamento. Ao escrever seus e-mails, você não estará criando um e-mail promocional, mas informando João ou Carla sobre algo pelo qual eles têm interesse.
  2. Não abuse nas imagens.A maioria dos e-mails “comuns” não inclui imagens. Caso seu e-mail esteja repleto de gráficos, esse é um sinal claro para o Gmail de que não se trata de um e-mail tradicional entre amigos, o que aumenta as chances dele ser enviado à aba Promoções. Outro fator a se considerar é a proporção entre imagem e texto. Caso esteja enviando um e-mail extenso, você provavelmente conseguirá se safar com 1-2 imagens, mas, se ele for um recado curto, duas imagens levantarão suspeitas. Cabeçalhos ou assinaturas bonitas que incluam imagens ou fontes rebuscadas devem ser evitados. O Google sabe que a maioria das pessoas não usa esses elementos ao enviar e-mails para amigos, portanto, irá reconhecê-los como sinal de conteúdo promocional.
  3. Evite formatações HTML.Comque frequência você usa HTML para criar diversos efeitos de formatação ao enviar um e-mail para um amigo ou familiar? Nunca, provavelmente. Mantenha seus e-mails promocionais com texto simples e evite a tentação de enfeitá-los por meio de formatação HTML. Isso pode significar alterar seu modelo de e-mail, caso aquele que você usa atualmente dependa de grande quantidade de formatação HTML.
  4. Verifique seus cabeçalhos e rodapés.Infelizmente, os cabeçalhos e rodapés adicionados automaticamente por um provedor de serviços de e-mail marketing pode condenar seu e-mail à aba Promoções. Eles contêm código markup que o Google analisa e identifica como promocional. Alguns provedores impossibilitam a remoção do cabeçalho X-mailer e X-campaign, bem como do rodapé com código, o que melhoraria suas chances. No entanto, remover o rodapé com código também poderá acarretar na remoção do código Unsubscribe (cancelamento de inscrição). Por outro lado, um link Unsubscribe é outra indicação de que se trata de material promocional. Apesar disso, você é legalmente obrigado a incluir uma forma para seus assinantes cancelarem suas inscrições, segundo a lei CAN-SPAM de 2003 (Controle do Avanço de Pornografia Não Solicitada e Marketing). Você não tem alternativa senão incluir um link Unsubscribe em algum lugar do seu e-mail, mesmo que isso signifique relegá-lo à aba Promoções.
  5. Crie links com cuidado. Um e-mail repleto de links estará destinado à aba Promoções, e por bons motivos. Essa não é a forma pela qual amigos normalmente trocam e-mails entre si. É melhor manter apenas um ou dois links em seu e-mail, lembrando que seu botão Unsubscribe deve ser um deles. No entanto, um único link é tudo o que realmente precisa – mais do que isso significa distrair seus destinatários e confundir sua CTA (call to action).
  6. Personalize-o. Existem opiniões divergentes entre profissionais de e-mail marketing sobre se e-mails personalizados têm mais probabilidades ou não de cair na aba Principal. Alguns argumentam que isso não faz diferença – o Google é capaz de verificar se você usou linguagem promocional, mesmo que seu e-mail seja iniciado pelo nome do destinatário. Outros afirmam que incluir o nome de uma pessoa deixa o e-mail com uma aparência mais comum, do tipo a ser enviado para um amigo. Você pode experimentar ambas as formas por meio de testes A/B, mas abordar seus clientes pelo nome é uma boa prática, mesmo que isso não evite que seu e-mail caia na aba Promoções.
  7. Resuma-o – talvez.Os profissionais de e-mail marketing também discordam sobre se e-mails resumidos são melhores do que aqueles mais extensos. Não é preciso confiar na opinião deles, entretanto – faça uso de testes A/B para enviar e-mails de diferentes extensões e descubra se o tamanho do seu e-mail realmente é positivo ou negativo.
  8. Verifique seu campo de resposta.Fornecer um endereço de resposta que seja diferente do endereço usado para enviar o e-mail é uma indicação ao Google de que esse e-mail foi enviado por uma empresa, e não por uma pessoa. Normalmente, indivíduos não usam endereços de resposta diferentes em seus e-mails. Verifique as configurações do seu provedor de serviços de e-mail e as ajuste, para que os destinatários respondam ao endereço de e-mail indicado no campo do remetente.
  9. Mova seu conteúdo promocional para outro lugar. O que você pode fazer se realmente precisa enviar um e-mail promocional que informe aos seus contatos sobre uma ótima oferta ou descontos por tempo limitado? Mova-o para seu site. Em vez de enviar um e-mail repleto de imagens, preços e palavras de gatilho promocionais, como “desconto” e “preço”, crie uma landing em seu site com todas essas informações. Em seguida, você poderá pedir para seus contatos visitarem esse link para receber todas as informações, incluindo a formatação, imagens e preços que você deseja.
  10. Teste, teste, teste.Como dissemos acima, não existe uma regra fixa e rápida para evitar a aba Promoções. Os testes A/B permitem que você envie e-mails com diferentes extensões, palavras de gatilho, formatações, etc., e verifique quais deles possuem as maiores taxas de abertura ou façam mais pessoas clicarem nos links inclusos. Aquilo que funciona com outras empresas poderá não ser aquilo que funciona com você, portanto, seja criativo e teste diferentes possibilidades.
  11. Seus e-mails ficarão com aspecto mais genuíno se forem enviados a partir de um domínio autenticado. Seu provedor de serviços de e-mail marketing deve incluir autenticações SPF (Sender Policy Framework)e DKIM (DomainKeys Identified Mail) para evitar email spoofing e aumentar sua integridade. Enviar e-mails a partir de um domínio autenticado aumenta sua reputação de remetente e evita que seus e-mails sejam percebidos como spam.

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